Quem sou eu

Minha foto
CONTERRÂNEA DO REI ROBERTO CARLOS, FUNCIONÁRIA PÚBLICA, EXTROVERTIDA, FASCINADA PELO NOVO... AMO A VIDA... POSSO DIZER QUE SOU FELIZ!!!!

sábado, 24 de março de 2012

Cachoeiro de Itapemirim, 154 anos de Emancipação Política.

Cachoeiro de Itapemirim
Carinhosamente chamada por seus moradores de”Princesa do Sul” e “A Capital Secreta do Mundo” é um município brasileiro do estado do Espírito Santo, localizada na região Sul do Estado, ocupando uma área de 959KM². Sua população é de 189 878 habitantes, è a 5ª cidade mais populosa do Estado.
  Em 1864 a povoação de Cachoeiro foi elevada a Vila e no dia 25/03/1867 aconteceu sua emancipação política, transformando-se em Município, tendo o coronel Francisco de Carvalho Braga sido escolhido como seu 1º Prefeito.
O município se destaca pela produção de mármore e granito, sendo o maior produtor e exportador do País. Na produção de calçados destaca-se a Itapuã e na de cimento a Nassau. Tem ainda a maior empresa de Transportes Coletivos da América Latina, a Viação Itapemirim.
O Pico do Itabira é um dos símbolos da cidade de Cachoeiro. À 10 km do centro, ostenta um perfil da riqueza geográfica do município. Há em seu redor uma reserva ecológica com grande potencial turístico. Um projeto de expansão do Parque Municipal do Itabira prevê o desenvolvimento de uma infra-estrutura turística como vãos de acesso em condições turísticas, área de camping, espaço para shows, parque aquático, área de lazer com vias de acesso que permitem facilidade de transporte de veículos e caminhadas, escola ecológica, albergue e centro de estudos ecológicos.
   Diversas cachoeiras compõem o cenário natural deste município, como a Cachoeira Alta, com mais de 100 m de altura, no Rio Fruteiras; a Cachoeira Véu de Noiva, com cerca de 30 m de altura, no Distrito de Conduru e a Cachoeira da Gruta, a 15 quilômetros do centro, com acesso pela estrada do Frade.
   O Rio Itapemirim, que atravessa o centro da cidade, com suas águas formando cachoeiras e corredeiras fortes, foi um dos caminhos usados para a colonização do "hinterland" capixaba.
Cachoeiro de Itapemirim, terra de gente famosa como os cantores Roberto Carlos e Sérgio Sampaio, o escritor Rubens Braga,o artista Jece Valadão, para ter um centro de informações sobre um dos maiores nomes da música popular brasileira, foi criado o Memorial Roberto Carlos, com a finalidade de manter um acervo sobre a vida e obra do cantor.A cidade ficou nacionalmente conhecida por causa da música Meu Pequeno Cachoeiro, cantada por Roberto Carlos.

SOU DE CACHOEIRO...
AMO CACHOEIRO...
TERRA ONDE NASCI,
CRESCI E MORREREI...
AMO CACHOEIRO...
                       (marilza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário