Quem sou eu

Minha foto
CONTERRÂNEA DO REI ROBERTO CARLOS, FUNCIONÁRIA PÚBLICA, EXTROVERTIDA, FASCINADA PELO NOVO... AMO A VIDA... POSSO DIZER QUE SOU FELIZ!!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

INTERESSANTE!!!

          A CIGARRA, E SUA TRANSFORMAÇÃO!!!

A cigarra quando esta pronta para fecundar estala e rompe a casca sêca(exoesqueleto). Sai do invólucro, deixando o exoesqueleto cravado no tronco da arvore“, vira uma cigarra voadora, cantora e reprodutora(fase da ecdise, dura mais ou menos um período de 2 a 3 horas), após a reprodução ela morre, seus ovos eclodem no solo ou no tronco, indo novamente sugar a seiva das raizes, durante um longo tempo(ninfas)...
     A espécies do gênero Magicicada(espécie existente no Brasil) têm uma característica adicional: elas são sincronizadas, ou seja, saem do chão todas ao mesmo tempo, para cerca de duas semanas de canto ensurdecedor, acasalamento e postura de ovos”.
 No Brasil, se dão na Primavera.
"Apenas os machos cantam, para atrair as fêmeas."










                    Eu pude ter o prazer de observar por um tempo esta maravilha de transformação da ninfa para a cigarra adulta (ecdise)... Sempre via as cascas (exoesqueleto), no tronco do Ingazeiro... Pensava que eram cigarras mortas... Não imaginava que viviam tanto tempo sob o solo... E que viviam por tão pouco tempo como cigarra adulta... Fiquei encantada...
A vida de uma ninfa em forma de semente dura de quatro a dezessete anos. Depende da espécie. Ficam desse modo “a maior parte de sua existência”

Nenhum comentário:

Postar um comentário